A segurança com içamento de cargas para hélices de aerogeradores é de extrema importância. Afinal, ela ajuda a garantir a segurança dos trabalhadores envolvidos na operação, bem como a integridade das hélices e equipamentos.
A seguir, veja um checklist completo de como operar com segurança em içamentos de cargas.
1. Planejamento e preparação
Antes de iniciar o içamento, é essencial realizar um planejamento detalhado da operação. Isso inclui a definição das ferramentas e equipamentos necessários e a seleção adequada dos guindastes e equipamentos de içamento. Além disso, a criação de um plano de Rigging (sistema de cabos, correntes e acessórios para içamento) e a análise das condições climáticas e do terreno onde ocorrerá o procedimento devem ser realizadas previamente.
2. Capacitação da equipe
Em segundo lugar, certifique-se de que toda a equipe envolvida no içamento das hélices seja devidamente capacitada e treinada para realizar a operação com segurança. Isso inclui operadores de guindaste, operadores de rádio, técnicos de manutenção e supervisores.
3. Inspeção prévia
Na sequência, é hora de assegurar o pleno funcionamento de todos os equipamentos. Então, realize uma inspeção minuciosa das hélices, dos dispositivos de içamento, além dos cabos e acessórios utilizados no procedimento. Verifique se todas as peças estão em boas condições e se estão dimensionadas corretamente para suportar a carga que será elevada.
4. Atente para a sinalização correta
Outro detalhe essencial para obter maior segurança em içamento de cargas é colocar a sinalização adequada no entorno da área de trabalho. A partir dela é possível alertar as pessoas sobre o procedimento de içamento que está em andamento. Assim, todas elas poderão manter uma distância segura da operação, evitando acidentes.
5. Comunicação clara
Também é necessário estabelecer um sistema claro de comunicação entre a equipe envolvida no procedimento. Para isso, vale lançar mão de sinais visuais, uso de rádio ou outros meios adequados para garantir que todos estejam cientes das ações a serem realizadas. A segurança em içamento de cargas está diretamente relacionada ao quão clara e objetiva é a comunicação entre a equipe.
6. Posicionamento seguro
Outro item essencial no checklist de içamento de cargas é assegurar-se de que o aerogerador esteja travado adequadamente. Isso visa evitar movimentações inesperadas durante o içamento, que podem resultar em acidentes com os trabalhadores ou pessoas próximas. Nesse sentido, evite movimentos bruscos que possam comprometer a estabilidade das hélices.
7. Aterramento da carga
Por fim, é hora de verificar se a carga está devidamente aterrada para evitar o acúmulo de carga estática. Afinal, isso pode ser prejudicial tanto ao equipamento quanto às pessoas envolvidas na operação.Seguindo à risca o Plano de Rigging é possível obter maior segurança em içamento de cargas. Mas, lembre-se, a supervisão deve ser contínua para evitar situações de risco para a equipe e comunidade em geral. Conte com a RT7 Engenharia para procedimentos mais seguros e eficientes. Entre em contato conosco e saiba como podemos colaborar com a sua empresa!